1 - Deseja-se medir o comprimento aproximado de um fio condutor cuja área da seção transversal é 6 mm2, dispondo somente de um ohmímetro. Sabe-se que a resistência medida entre as duas extremidades do condutor é de 0,2 W e que a resistividade do material condutor é de 20x10-6 W.mm, nas condições de temperatura e isolamento em que se encontra. O comprimento, em metros, do condutor é:

(A) 2,4
(B) 16,7
(C) 24,0
(D) 60,0
(E) 120,0


2 - Dos cinco símbolos apresentados a seguir, o único que NÃO está previsto na NBR 5444:1989 (símbolos gráficos para instalações elétricas prediais) para representar algum tipo de transformador é:

 


3


Uma carga resistiva é colocada entre os pontos 1 e 2 do circuito de corrente contínua mostrado na figura acima. A carga deve absorver 1/3 da potência total fornecida pelas duas fontes de tensão. O valor dessa carga, em kW, deve ser de:


(A) 3 / 8
(B) 4
(C) 8
(D) 12
(E) 3 / 20
4


A figura ilustra um sinal de tensão periódico formado por semiciclos senoidais. O valor eficaz da tensão V(t) é:

 


5

 


A figura acima ilustra um gerador tipo Y ligado a uma carga trifásica tipo Ä equilibrada.
Se ZA=(6 + j8)Ù, os módulos das correntes a I e L I são, em Ampères, respectivamente:


6

 

 


Considerando que o diagrama fasorial acima representa as tensões de fase em uma carga trifásica equilibrada na configuração estrela e suas correntes correspondentes, é correto afirmar que a:
(Nota: considere V =V V xy x y _ )

(A) corrente IC possui ângulo de (150o - F) e o fator de potência é igual ao cos F.
(B) tensão VCA possui ângulo de + 150o e a corrente fasorial B possui ângulo de -120o.
(C) tensão VBC possui ângulo de -90o e a carga é resistiva.
(D) tensão VAB possui ângulo de -90o e o fator de potência é igual ao cos F.
(E) tensão VBC possui ângulo de -90o e o fator de potência é igual ao cos F.



7 - Um motor elétrico de indução tipo gaiola, de potência 1 Hp, está em funcionamento normal quando seu eixo é travado por um objeto que caiu acidentalmente sobre as engrenagens da transmissão. A corrente elétrica estimada no motor, após o travamento e imediatamente antes que a proteção desarme, é:


(A) menor que a corrente nominal.
(B) 3 8 vezes o valor da corrente nominal, se o motor for bifásico, e 2 8 vezes o valor da corrente nominal, se o motor for monofásico.
(C) dependente da carga mecânica que estava acoplada ao motor antes da parada acidental.
(D) imprevisível.
(E) entre 5 e 8 vezes o valor da corrente nominal.


8 - Considere as afirmativas relacionadas aos princípios do eletromagnetismo.


I - Em circuitos magnéticos, é válido considerar que os efeitos de cada fonte de força magnetomotriz podem ser tratados isoladamente e os resultados (fluxos magnéticos resultantes) somados.
II - As curvas de histerese, típicas de magnetização de materiais ferromagnéticos, são responsáveis pela propriedade não linear dos circuitos magnéticos e pela possível existência de densidades de fluxos remanentes.
III - A relutância de um material à tentativa de estabelecer um fluxo magnético no seu interior é inversamente proporcional à sua permeabilidade magnética.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):


(A) II, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) II e III, apenas.


9


A figura mostra o uso de um galvanômetro G de bobina móvel de 100 ìA de fundo de escala e 200Ù de resistência interna, usado para configurar um ohmímetro série. O potenciômetro Rp é usado para fazer o ajuste zero na medida de resistência. Com as pontas de prova em curto, o valor de Rp, em kÙ, para ajustar o zero da escala é:

(A) 5,9 (B) 9,8 (C) 10 (D) 14,9 (E) 20


10


O triângulo das potências acima representa a operação de um motor monofásico. Foram realizadas medidas de potência por um wattímetro, da tensão nos terminais do motor, por um voltímetro e da corrente solicitada, por um amperímetro. É correto afirmar que a(o):


(A) potência medida pelo wattímetro é igual a
(B) potência medida pelo wattímetro é igual a 600 var.
(C) produto dos valores medidos pelo voltímetro e pelo amperímetro é igual à potência aparente.
(D) produto dos valores medidos pelo voltímetro e pelo amperímetro é igual a 1000 W.
(E) produto dos valores obtidos pelas medidas do voltímetro e do amperímetro é igual ao valor medido pelo wattímetro.

11




A figura mostra as curvas tempo-corrente típicas de um fusível em série com um disjuntor de ação termomagnética. Uma condição para que a coordenação da proteção relativa às curvas indicadas seja seletiva é que o:
(A) fusível esteja instalado mais próximo da carga e o disjuntor, mais próximo da fonte.
(B) fusível esteja instalado em paralelo com o disjuntor e não em série.
(C) tempo de atuação do fusível seja menor do que o tempo de atuação do disjuntor, para qualquer valor da corrente.
(D) tempo de atuação do disjuntor seja menor do que o tempo de atuação do fusível, somente para correntes de sobrecarga.
(E) disjuntor esteja instalado mais próximo da carga e o fusível, mais próximo da fonte.


12




A figura apresenta o circuito elétrico de comando de duas máquinas trifásicas, por intermédio dos contatores C1 e C2. As chaves S, S1, S2 e S3 são do tipo sem retenção. Com relação ao funcionamento do sistema, em condições normais, e considerando que acionar uma chave significa apertála e soltá-la em seguida, foram feitas as afirmativas a seguir

.
I - A lâmpada LA somente estará acesa em uma das duas seguintes situações:


a) quando os contatores C1 e C2 estiverem desenergizados;
b) quando somente o contator C1 estiver energizado e C2 desenergizado.


II - Após o acionamento da chave S, a máquina comandada por C1 poderá entrar em funcionamento somente acionando-se a chave S1.


III - O contator C1 somente poderá ser energizado através do acionamento da chave S1, caso o contator C2 já esteja energizado e após o tempo programado no relé temporizador K1.


IV - Quando a máquina comandada pelo contator C1 estiver energizada, o acionamento da chave S3 permitirá desligá-la sem desenergizar a outra máquina e, nessa situação, imediatamente após o acionamento da chave S3, a lâmpada LA apaga.


V - Imediatamente após o acionamento da chave S, os contatores C1 e C2 e o relé temporizador K1 estarão desenergizados, mas a lâmpada LA estará acesa. São verdadeiras, apenas, as afirmativas:


(A) I, II e III (B) I, III e V
(C) II, III e IV (D) II, IV e V
(E) III, IV e V


13 - Para o projeto elétrico de uma instalação foi adotado o esquema TN. Após o dimensionamento dos circuitos, foi constatado que, em um deles, a proteção contra contatos indiretos não se verificou. Dentre os procedimentos abaixo, aquele que NÃO soluciona o problema é a(o):


(A) troca do disjuntor de proteção por outro com desarme mais rápido.
(B) diminuição do comprimento do circuito.
(C) diminuição das cargas neste circuito.
(D) utilização de DR.
(E) aumento da bitola do fio do circuito.


14 - A respeito dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), assinale a afirmação correta.


(A) No caso de uma descarga atmosférica, garantem que a instalação não sofrerá danos.
(B) Só necessitam de inspeção a cada 5 anos, desde que o sistema de aterramento não precise de tratamento químico do solo.
(C) A eficiência do sistema como um todo só é possível se forem utilizadas estacas metálicas adequadas.
(D) Sempre que a estrutura a ser protegida tiver telhado metálico, este poderá ser utilizado como captor.
(E) Os eletrodos de aterramento não naturais devem ser instalados, externa e preferencialmente, a uma distância de 1m das fundações das estruturas protegidas.


15 - Quando instalados em circuitos terminais, os dispositivos a corrente diferencial-residual (DRs) têm a finalidade de proteger o:
(A) usuário da instalação elétrica.
(B) equipamento que está ligado ao circuito.
(C) circuito onde está instalado e o usuário da instalação elétrica.
(D) circuito onde está instalado, somente.
(E) circuito onde está instalado e o equipamento que está ligado ao circuito.
16 - Uma determinada carga elétrica de corrente alternada e potência nominal de 15 kVA é considerada essencial e, portanto, alimentada através de um equipamento tipo no-break em série com um conversor CC/CA. A potência e a tensão nominais no lado CC desse conversor são 15 kVA e 150 Vcc, respectivamente. A capacidade do banco de baterias que alimenta o no-break é de 25 Ah. No caso de falta da fonte de energia principal, qual o tempo máximo, em minutos, durante o qual o sistema pode sustentar a carga?


(A) 5 (B) 15 (C) 25 (D) 80 (E) 125