Decodificadores e Display
Neste último artigo de nosso curso, analisaremos dois blocos fundamentais para o projeto de equipamentos digitais, pois eles são responsáveis pelo interfaceamento destes circuitos com o usuário e com outros circuitos. Falaremos dos decodificadores e dos displays.
Ler artigo
Como funcionam os Registradores de Deslocamentos ( Shift-Registers)
Um elemento de grande importância nos projetos de equipamentos digitais é o registrador de deslocamento ou shiftregister. Os shift- registers nada mais são do que o resultado da utilização de flip-flops de uma forma especial, eles são o tema deste artigo.
Ler artigo
Aplicação para os Contadores Digitais / Decodificadores
Continuaremos a explorar os contadores e divisores de frequências que consistem em blocos digitais utilizando flip-flops, com a análise de alguns circuitos práticos que podem ser elaborados com base nos circuitos integrados TTL e CMOS.
Ler artigo
Os Contadores Digitais
Neste artigo vamos nos dedicar justamente a uma das funções mais importantes dos flip-flops que é a de fazer a contagem do número de pulsos, o que corresponde em última análise a contagem de bits. A partir desta contagem podemos usar estes circuitos para a realização de operações mais complexas como somas, manipulação de dados etc.
Ler artigo
Os Multivibradores Astáveis e Monoestáveis
Enfocaremos algumas configurações que em lugar de dois estados estáveis possuem apenas um, além das configurações que não possuem nenhum estado estável. Estes circuitos denominados multivibradores astáveis e monoestáveis
Ler artigo
Os flip-flops e funções lógicas em circuitos integrados
Existem muitos circuitos integrados TTL e CMOS contendo flip-flops dos tipos estudados e todas as funções lógicas (portas e inversores e amplificadores) e será justamente deles que falaremos neste artigo.
Ler artigo
Os elementos biestáveis
O flip-flop é o elemento básico das chamadas memórias estáticas. Existem diversos tipos de flip-flops encontrados nos circuitos digitais e que analisaremos a partir de agora.
Ler artigo
Combinando funções lógicas
Analisaremos o que ocorre quando juntamos diversas funções lógicas, prevendo o que acontece com suas saídas. Os circuitos complexos, como os usados nos computadores, por exemplo, se aproveitam das operações complicadas que muitas portas lógicas podem realizar em conjunto.
Ler artigo
Famílias de circuitos integrados CMOS
CMOS significa Complementary Metal- Oxide Semiconductor e se refere a um tipo de tecnologia que utiliza transistores de efeito de campo ou Field Effect Transistor (FET) em lugar dos transistores bipolares comuns (como nos circuitos TTL) na elaboração dos circuitos integrados digitais.
Ler artigo
Famílias de circuitos lógicos digitais
Neste artigo veremos que tipo de circuitos são usados e como são encontrados na prática em blocos básicos que unidos podem levar a elaboração de circuitos muito complicados como os encontrados nos computadores. Você irá começar a tomar contato com componentes práticos das famílias usadas na montagem dos equipamentos digitais
Ler artigo
1 2 3 4